SEJA BEM VINDO A ESTE BLOG

SEJA BEM VINDO A ESTE BLOG POIS AQUI VOCÊ ENCONTRA ÓTIMOS ARTIGOS QUE EDIFICAM A SUA VIDA ESPIRITUAL E INTELECTUAL CASO VOCÊ QUIRA UM PALESTRANTE EM SUA IGREJA,EMPRESA,ESCOLAS OU FACULDADES DE TEOLOGIA E SÓ FALAR COM ELIAS DE OLIVEIRA FONES 3461-7496 OU 9748-6104
QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO

quarta-feira, 7 de maio de 2008

CURSO: HISTÓRIA ECLESIÁSTICA ( UM )

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1- Noção de história. Os três povos segundo a Bíblia Sasgada. os períodos da história eclesiástica.
OBJETIVOS: Apresentar o que é a história e quais as principais correntes existentes da teoria da história.Relacionamento da história eclesiástica com a história geral. Os grandes períodos históricos. "Noções dos gentios".
2- A história bíblica da igreja apostólica.
OBJETIVOS: Situar a origem da igreja no contexto histórico do Império Romano e, mais especificamente,da Judéia dos tempos de Jesus. Estudar os fatos históricos registrados em o novo Testamento. A questão do calendário gregoriano. O Concilio de Jersalém. As primeiras heresias.
3-A história extrabiblica da igreja apostólica
OBJETIVOS: Estudar os fatos apontados pela tradição com relação à igreja dos tempos apostólicos,em especial,o relato de Eusébio de Cesaréia em sua História Eclesiástica. Relacionar o período com a "Igreja de Efeso", numa abordagem histórica dos primeiros três capítolos do livro de Apocalipse.Demostração de que o cânom do Novo Testamento é contemporâneo ao período apostólico,desmentindo-se a "tese do Código Da Vinci".
4- O período das perseguições romanas.
OBJETIVOS: Estudar as dez grandes perseguições romanas contra os cristãos e o crescimento do Cristianismo no Império Romano e suas conseqüências para o términio da civilização romana e da própria Antigüidade. Os efeitos da perseguição seja para vida cristã,seja para o Império Romano: as heresias do período,a apologética cristã. o trabalho dos pais da igreja e sua importância para a consolidação da doutrina cristã. Associação à "Igreja de Esmirna".
5- A igreja imperial.
OBJETIVOS: Estudar o processo de assimilação do Cristianismo pelo Império Romano,a chamada "aliança constantina" e o início da paganização,que resultou na igreja Católica Apostólica Romana.As heresias do periódo em especial,o arianismo, nestorianismo e o autiquianismo. Os Concilios de Nicéia, Éfeso e Calcedônia. O trabalho de Agostinho e sua utilização para a preponderância da Igreja Romana sobre a Cristandade. A associação do período à "Igreja de Pérgamo".


Nenhum comentário: